Wellington R. Domingos.
Nesse artigo, mostrarei um circuito que acende uma lâmpada ao escurecer, ideal para aplicações que dependem de um sensor para executar ações na ausência de luz. Circuito simples ideal para iniciantes da eletrônica.
Em muitos casos precisamos do uso de sensores em várias aplicações, seja para acionamento de algum atuador ou para tomada de decisão em robôs. Esse circuito apresentado aqui tem como objetivo acionar uma LED ao escurecer, ou até mesmo uma lâmpada incandescente, LED ou até mesmo outro atuador, como pro exemplo o motor de um ventilador, etc. Esse circuito é bem simples e de fácil entendimento de seu funcionamento, indicado para iniciantes da eletrônica, porem, pode ser modificado por leitores mais experientes para uso em circuitos mais complexos.
O circuito.
O circuito do nosso projeto é mostrado na figura 01, vejam que temos dois transistores que chaveiam o circuito para que ele funcione de forma correta, quando o circuito é ligado em um ambiente com luz, Q1 satura levando a base de Q2 a nível baixo, mantendo o relé desativado, quando o circuito está em um ambiente com pouca ou sem nenhuma luz, Q1 deixa de saturar, levando a base de Q2 a nível alto através de R4, ativando assim o relé, que acionará uma carta qualquer.
O sensor.
O que faz com que Q1 sature ou não, é R1, ele é um LDR (Ligth dependent resistor), ou se usarmos o termo em português, resistor dependente de luz, ele possui uma resistência alta, porem quando exposto a luz, sua resistência cai, veja na figura 02 o exemplo de um LDR. No nosso circuito, a resistência de R1 cai quando exposto a luz, levando a base de Q1 a nível alto e assim, fazendo com que ele sature colando a base de Q2 em nível baixo e desativando o relé. Quando na ausência de luz, A resistência de R1 sobe, levando a base de Q1 a nível baixo através de R2 saturando assim Q2 e ativando o relé. Veja na figura 03 a simbologia do LDR em nosso circuito.
Montagem.
Figura 04: Montagem em proto-board. |
A montagem do circuito foi feita em uma proto-board, figura 04, pois se trata de um circuito simples e básico, porem a montagem também pode ser feira em placa ilhada (perfurada), ou até mesmo pode se desenhar uma placa para o circuito, veja na figura 05 o exemplo de placa desenhada para esse projeto e na figura 06 como ela ficará se for montada.
Conclusão:
Nesse artigo, vimos como implementar um circuito sensor de escuridão com poucos componentes e de fácil acessibilidade para iniciantes e profissionais da eletrônica, continuaremos a trazer mais circuitos assim aqui no blog e no nosso canal do YouTube.
Vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário