quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Robô LuzÓcta, controlado por uma lanterna

Wellington R. Domingos.

Robô LuzÓcta
Nesse artigo, trago o projeto de um robô controlado por uma lanterna, esse robô utiliza poucos componentes e funciona seguindo a luz emitida por uma lanterna apontada para o chão, assim a lanterna funciona como um controle remoto por luz. O circuito é simples e de fácil entendimento, sendo indicado para o leitor iniciante e também para o mais experiente da eletrônica.

 

Os robôs são projetos interessantes, eles são máquinas móveis que podem ser controlada pelo homem como também podem ser autônomos, capazes de tomarem decisões para poder executar um movimento ou alguma ação. O robô apresentado aqui, foi projetado por mim e é baseado no robô LuzBô do autor Márcio José Soares, que foi publicado na revista Mecatrônica fácil nº 20 de janeiro/fevereiro de 2004. Na época, o autor utilizou o microcontrolador Basic Stap 1 para controlar o circuito do robô, como eu não tinha conhecimentos em microcontroladores nessa época, não pude montá-lo, então projetei o meu próprio robô controlado por lanterna e dei o nome de LuzÓcta. Esse meu primeiro projeto de robô também teve sua presença marcada da revista Mecatrônica fácil edição digital, nº 42 de novembro/dezembro de 2008, figura 01. Recentemente montei ele novamente e publiquei um vídeo no meu canal do YouTube, Canal WD Projetos, agora trago ele aqui no blog para vocês poderem conferi esse projeto simples, porem funcional.

O circuito.

Revista mecatrônica fácil nº 42
O circuito do robô é mostrado na figura 02, o circuito é composto basicamente de dois blocos iguais onde temos um LDR, e dois transistores para cada motor. Quando o circuito é ligado, existe uma alta resistência nos LRDs impedindo os transistores de saturarem, quando expostos a luz a resistência dos LDRs caem, fazendo saturar os transistores. Existe nível alto na base de Q1 e nível baixo na base de Q2, como Q1 depende de nível baixo para satura e Q2 depende de nível alto, então ambos saturam um ao outro quando cai a resistência do LRD1, o mesmo acontece para Q2 e Q4. Os LEDs são apenas o efeito visual do robô. O capacitor C1, seve como filtro para o circuito e, os capacitores C2 e C3, são para os motores trocarem cargas, como são cargas indutivas, ao serem desligados podem gerar um surto de tensão que pode até danificar o circuito, os capacitores protegem o circuito, atenção, isso não é válido para circuitos digitais, nesse caso, deve-se usar um diodo de roda livre (diodo flayback).

Robô LuzÓctaObservem que, como o robô funciona com luz captada pelos LDRs, então ele não irá funcionar em ambientes moito iluminados, é necessário pouca luz ambiente para que o robô venha a funcionar corretamente, os movimentos possíveis para esse robô são, ir para frente, esquerda e direita, veja a figura 03. Na figura 04, temos o desenho da placa de circuito impresso do projeto, ela foi desenhada para ser pequena e compacta, é uma placa de face simples que pode ser confeccionada pelos leitores sem problemas, veja na figura 05,

Robô LuzÓctao modelo 3D da placa, é assim que ela vai ficar se montada. Infelizmente, não tenho mas o robô montado, por isso não foi possível tirar mais fotos com mais detalhes, porem, temos o vídeo do projeto em nosso canal do YouTube, e que o leitor pode conferir logo no final desse artigo, nele comprovamos o funcionamento do projeto.

 

 

Robô LuzÓcta

Conclusão.

Troucemos nesse artigo, o projeto de um robô controlado por uma lanterna, circuito simples de fácil acesso, podendo ser montado por iniciantes como também por quem é mais experiente na eletrônica, nas próximas postagens do blog, traremos mais projeto de robôs para os nossos leitores, então acompanhem o nosso blog e também o nosso canal no YouTube.

Robô LuzÓcta

Vídeo:

Logo abaixo temos o vídeo do nosso projeto, que foi publicado no nosso canal do YouTube, Canal WD Projetos, aproveite para se inscrever no nosso canal e ficar por dentro dos vídeos, os projetos são publicados primeiramente lá.


 
 
Arquivos do projeto.
 
Baixe os arquivos desse projeto, esquemático, placa e também a revista em PDF onde o projeto foi publicado pela primeira vês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fonte de bancada 02

  Wellington R. Domingos. Nesse artigo, iremos juntar dois projetos aqui do blog para montar outro. Trata-se de uma fonte de bancada com mai...