sábado, 26 de fevereiro de 2022

Testador de umidade

 Wellington R. Domingos.

Testador de umidade
Neste artigo, mostro como mantar um testador simples de umidade, com ele é possível detectar se há umidade na bancada ou nos equipamentos. Não é um equipamento profissional, pois não é muito sensível, e nem muito útil, porem serve bem para detectar pontos de umidade que são indesejáveis para equipamentos eletrônicos.

 

A umidade não é bem vinda na bancada eletrônica, pois pode acarretar problemas e oxidação nos equipamentos, ferramentas e até mesmos nos terminais dos componentes eletrônicos, placas de circuito impresso e até mesmo curto circuitos. O circuito apresentado aqui, tem a função de detectar pontos de umidade na bancada, porem, não é muito útil, pois não é muito sensível, por isso em alguns casos, não conseguira detectar a umidade, porem, serve bem para fins didáticos.

O circuito.

Testador de umidade
O circuito do nosso projeto é mostrado na figura 01, temos então um transistor NPN como chave, ele satura guando sua base vai a nível alto. Observem que ele aciona um LED e um buzzer, porem, o buzzer só é acionado quando há um sinal bem presente, e ele terá níveis de ruído para sinalizar a presença da umidade. O capacitor C2, ajuda a amplificação do sinal, assim, é possível detectar sinais bem fracos se houver presença de umidade, o diodo D1, causa uma queda de tensão de 0,7V para que a alimentação do circuito fique próximo dos 5V, no em tando, o mesmo pode ser alimentado com 6V sem problemas desde que o buzzer seja de 6V, R1 mantêm a base de Q1 em nível baixo, evitando que ele ative o buzzer e o LED atoa, o buzzer é de 5V com oscilador interno, C1 serve como filtro para o circuito, R2 é o resistor de base de Q1 e R3 limita a corrente para proteger o LED, J1 é o conector da entrada, onde será conectada as pontas de provas.

Montagem.

Testador de umidade
Figura 02: montagem em proto-board.
A montagem do nosso circuito foi feita em proto-board, figura 02, pois se trata de um circuito simples, para as pontas de provas, foram usados jumps comuns, um preto e um laranja, porem, pode-se usar ponteiras comuns de instrumentos. Na figura 03, temos o desenho de uma placa de circuito impresso para o nosso projeto, é uma placa simples e que pode ser confeccionada pelo leitor sem muitos problemas, na figura 04, temos o modelo 3D da placa, como ela ficará se for montada.

Testador de umidade
  

Teste e prática.

Na figura 05, temos o exemplo de como testar o nosso circuito, basta encostar as ponteiras em uma superfície que esteja úmida ou aparenta está, se estiver, o LED deve acender e o buzzer deve apitar, dependendo o nível de umidade da superfície, o LED deve acender fraco ou forte, assim como o buzzer deve apitar fraco ou forte, tudo vai depender do nível de umidade na superfície.

Testador de umidade
Figura 05: Teste de prática.

Conclusão.

Mostramos nesse artigo, o projeto de um testador de umidade para auxiliar na bancada eletrônica, assim o estudante poderá detectar pontos de umidade em sua bancada e se livrar dele, já que isso pode se tornar um problema para seus equipamentos, mas pra frente iremos trazer mais projetos de equipamentos de medição para ser montado pelo próprio leitor e tê-los em sua bancada para uso pessoal, espero ter ajudado a quem procurava um artigo sobre o tema, nos vemos na próxima pastagem, até lá.

Vídeo.

Confira agora o vídeo do projeto publicado em nosso canal do YouTube, aproveite para se inscrever em nosso canal, os projetos são publicados primeiramente lá.

 
 
Arquivos do projeto.
 
Como se trata se um circuito simples não deixamos arquivos para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fonte de bancada 02

  Wellington R. Domingos. Nesse artigo, iremos juntar dois projetos aqui do blog para montar outro. Trata-se de uma fonte de bancada com mai...